AEQUANIMITAS
NOSSA FILOSOFIA
A faculdade, em si, ou por si, não é a única fonte possível de aprendizado. Há um universo de possibilidades educacionais afora o ambiente formal intra-faculdade. Atenta a essas possibilidades, a educação continuada vê nos vários contextos oportunidades de aprendizado factíveis. O cenário virtual é um deles.
01
Crítica dos processos de aprendizagem que permeiam a educação tradicional, a educação centrada no educando é propositora do protagonismo do aluno do seu percurso educacional. Nessa perspectiva, o papel do professor desloca-se de monopolizador do conhecimento para facilicitador do aprendizado ativo do aluno.
/ EDUCAÇÃO CONTINUADA
02
03
/ ANDRAGOGIA
Substituído o radical ped- por andros-, a abordagem andragógica reestitui para a sala de aula os pressuspostos de autonomia, objetividade, auto-didatismo e auto-direcionamento, que a pedagogia, insistentemente aplicada à população adulta, não soube enxergar nos seus alunos maduros ou em vias de amadurecimento. Feito isso, essa abordagem reconhece a natureza peculiar das competências desses indivíduos para extrair mais de seus potenciais
Muito idealista, eu costumava imaginar o curso de medicina de maneira muito diversa da com que me deparei. Por um momento, confesso que esse desapontamento se abateu sobre mim. A teimosia, contudo, me fez buscar aqui e ali a necessidade que a faculdade não soube me saciar. Dessa via de circulação colateral nutritiva é que queria eu compartilhar com os muitos colegas que, vez ou outra, vejo tão desapontados como eu estive um dia. Espero, pois, que a oxigenação chegue em boa hora para lhes avivar a fé, a esperança e a coragem.
Uma vez avivadas a fé, a esperança e a coragem dos colegas, espero que possamos somar os potenciais, prontos a serem desenvolvidos, bastando a dedicação de cada um. Nesse sentido, a parte do competitivismo improfícuo, imagino a possibilidade de compartilharmos nossas produções e reforçarmos positivamente nosso desenvolvimento, como médicos em constante formação.
/ PERSPECTIVA
01
/ NOSSA ORIGEM
02
/ EDUCAÇÃO CENTRADA
NO EDUCANDO
/ O FUTURO
03
No futuro, a equipe de contribuintes será maior e a produção de material de qualidade, mais constante. A exemplo de outros sites afins, talvez esse poderá se tornará referência para o auxílio educacional dos acadêmicos de medicina locais, os quais poderão encontrar aqui um ambiente certo para saciarem sua sede de conhecimento.
SOBRE O GRUPO AEQUANIMITAS
NOSSA HISTÓRIA

Residente em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Odilon Behrens-BH. Professor convidado para a Disciplina de Introdução à Atenção Primária na Faculdade de Medicina da UFMG. CEO e Co-Founder da Startup AEQ Digital Health. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Interessa-se, sobretudo, em Atenção Primária em Saúde, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Baseada em Evidências, Educação Médica e Raciocínio Clínico. Pretende seguir carreira docente, com vistas ao ensino de Semiologia e Raciocínio Clínico.
EQUIPE AEQUANIMITAS
/ IDEALIZADOR DO PROJETO

O Grupo Aquanimitas se define como um grupo de entusiastas em Educação Médica. Sem os louros dos títulos acadêmicos e na falta do conforto das cadeiras catedráticas, somos graduandos, residentes e preceptores que, inconformados com as práticas de ensino atuais, desejam fomentar proativamente metodologias disruptivas de aprendizagem que rompam em definitivo com o paradigma instrumental, professor-centrado e pedagologizante. Acreditamos, pois, que a Medicina pode ser feita de um modo diferente, desde que seja igualmente ensinada de um modo diferente.